aves e cia

Seguidores

sexta-feira, 13 de maio de 2011

alimentando filhotes

Normalmente os pais conseguem cuidar sozinhos de seus filhotes, sendo suficiente oferecer os alimentos adequados, porém, às vezes isto não acontece. Então você mesmo poderá alimentá-los. Isto requer paciência e carinho, mas traz resultados bastante gratificantes e é justamente por isso que você deverá ficar atento se os pais estão ou não os alimentando. Um filhote não alimentado poderá facilmente morrer!
A alimentação dos filhotes é feita com uma papinha industrializada encontrada facilmente em qualquer aviário. Siga as instruções do fabricante quanto ao preparo da mesma. Você pode servir a papinha com uma colher adaptada ou uma seringa descartável de 10 ml (sem a agulha) e sempre com muito cuidado para não afogar a ave, remova a parte externa que protege o bico da seringa, e os alimente com papinha sempre tomando cuidado para não servi-la muito quente pois você pode queimar o papo da sua ave e até causar a morte. Recomenda-se servir a papinha com temperatura em torno de 38 ºC.
Para tanto bastará você acomodar os filhotinhos em uma caixa forrada com pano e ou guardanapos de papel (que deverão ser trocados periodicamente). Cuide para mantê-los aquecidos. Não use estopa, pois os fiapos poderão eventualmente machucar os frágeis olhos deles!
Seguindo as instruções e tendo bastante paciência e carinho com certeza sua ave ficará muito mansa e bem alimentada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário