aves e cia

Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Problemas Respiratorios



Está entrando painço nas narinas de sua calopsita? Atenção: Isto é sintoma de que ela está com coriza ou catarro.

 

Quando a ave respira o rabo dá um tipo de “soquinho”?  Uma espécie de “arranco” do rabo ao respirar? Se isto está ocorrendo você tem que correr com esta ave para o veterinário, pois ela está com sérios problemas respiratórios.

 

Você pensa que ave não sofre de rinite e de sinusite? Errou! Sofre sim! Veja abaixo os sintomas.

 

Não pingue nebulizadores nasais nas narinas de sua calopsita, pois, a maioria deles, é contra indicado para aves.

 

Bico e pés quentes em aves são sintoma de febre, talvez em decorrência de gripe ou outra infecção respiratória.

Quando sua ave está com problemas respiratórios é preciso ficar atento (a). Levá-la ao veterinário e, mesmo após ministrar os remédios, não deixá-la sozinha, principalmente, à noite. Após dar o remédio, não pense que está tudo bem e vá dormir. Tem que observar, ficar perto, ouvir os sons e acudir, se necessário. É comum as pessoas medicarem sua ave à noite e, na manhã seguinte, encontrarem-na morta. Por quê? Porque podem ter se sufocado com catarro, ou ficado sem ar por causa das narinas entupidas. Quando há sufocamento é necessário colocar  a ave no inalador. Resumindo: Se sua calopsita sofre de quaisquer problemas respiratórios e você a ama DE VERDADE não a deixe sozinha em períodos de crise.

As aves podem gripar ou ter outras infecções respiratórias. Se elas apresentarem os pés e o bico mais quentes que o normal, é sintoma de febre. O veterinário deve ser consultado para fazer o diagnóstico.

 

As infecções respiratórias nas aves são comuns, principalmente, em regiões de baixa umidade e em aves mal alimentadas podendo ser causadas, também, por falta de vitamina A e C.  Se a sua ave está espirrando com frequência e há secreção nas narinas, é sintoma de que ela está com problemas respiratórios. Muitas vezes o dono não percebe que seu amiguinho está com coriza, mas  nota que o painço ou  penugens estão grudando nas cavidades nasais. Quando isso ocorre é sinal  de que sua ave está com coriza e precisa auxílio.

 

Um sintoma alarmante de problema respiratório é quando a ave respira com dificuldade balançando a cauda. Esse balanço de cauda pode ser identificado como  uma espécie de “soquinho” no rabo. Ao perceber isso o dono deve correr com  a ave, imediatamente, para um veterinário para diagnosticar a causa e iniciar de pronto o tratamento. Pode-se usar como “primeiros-socorros” a dica fornecida abaixo no ítem “asma”.

 

Os espirros podem ser causados por irritações e alergias talvez passageiras, mas também podem ser sinais de problemas respiratórios. Nesse caso, pode haver tosse (ouvir se há click´s vindos da garganta) e inflamação da garganta (mudanças no canto, pio ou voz).

Se as penas acima das narinas ficam amarronzadas é sinal de que há secreção. Avalie se é algo simples ou se há motivo, real, de preocupação. Este problema pode ser causado por sementes ou algum objeto que entrou nas narinas, irritação causada por aerossóis ou infecções.

Uma infecção respiratória tem como sinais secreção nasal e ocular, penas eriçadas, letargia, arrepios e respiração ruidosa ou com dificuldade. As causas mais comuns de infecções são variações  grandes de temperatura no ambiente. Não use aquecedores ou ar ou ar-condicionado onde sua ave estiver. Também não a submeta ao ar do ventilador, nem a locais com correntes de ar, nem a exponha à chuva.

Se há obstrução nas narinas, seja por alimento, objeto ou catarro, tente retirar, cuidadosamente, com cotonete umedecido em soro fisiológico.

Quando há espirros fortes e constantes é sinal, evidente, de alergia.

Alergias: As alergias podem causar vários tipos de problemas respiratórios, tais quais: rinite, sinusite, bronquite (asma), e podem acontecer em decorrência de ácaros, produtos de limpeza, pó, tinta, fumaça de cigarro e, até mesmo,  por causa do pólen de árvores ou flores que estejam nas proximidades. As primeiras providências a serem tomadas quando sua ave está com problemas alérgico-respiratórios são: não use material de limpeza perto dela. Exclua o uso de lustra-móveis, ceras, óleo de peroba e afins. Limpe os móveis com pano úmido apenas. Não use inseticida. Se você precisa dedetizar sua casa uma boa solução natural é o ÒLEO DE NEEM que afasta todo o tipo de inseto,  previne contra cupim, inibe  invertebrados, afasta baratas e não faz mal  ao ser humano e nem a animais domésticos. Você pode adquirir o ÓLEO DE NEEM pelas páginas: www.neembrasil.com.br ou www.plantaneem.com.br, mas cuidado para não exagerar na dose, pois o óleo de Neem tem cheiro e também pode afetar a alérgicos. Deixe ventilar bem quando usar.

Primeiros socorros: Como disse, afaste os agente alérgicos. Não use perfumes. Não use nada que tenha cheiro. Afaste a ave de onde tenha fumaça. Não acenda incensos. Residências que possuem pisos de madeira e mesmo os pisos laminados requer cuidados especiais. É que estes tipos de pisos escondem em suas junções um tipo de ácaro que afeta, principalmente, animais domésticos. Este ácaro pouco atinge ao ser humano, mas costuma causar estragos em nossos amiguinhos. Eles, os ácaros, ficam nas serragens minúsculas da madeira ou do piso laminado. Como é sabido o ácaro é da família das aranhas, se alimenta de proteínas que podem advir da pele humana, do pelo de animais, das penas de aves e de restos de alimentação. Os ácaros fazem cocô, chamado “bolotas” que flutuam no ambiente e causam muitas alergias. Você pode combater este e outros ácaros com um  produto acaricida  chamado FUNBACNEW (compra em loja de alérgicos). Vai ser bom para seu amiguinho e para você também. Siga as instruções da embalagem.

Quando sua calopsita é alérgica você deve levá-la para tratamento veterinário e prestar sempre atenção, pois problemas alérgicos costumam causar quadros de gravidade respiratória que devem ser acudidos, imediatamente.

 

Rinite:  Igualmente ao ser humano as aves também têm rinite. Ela acontece, na maioria dos casos, por alergia.  Se possível elimine carpetes, tapetes e cortinas, pois eles juntam muito pó.  Muitos criadores para disfarçar problemas respiratórios em aves,  acabam pingando nebulizadores nas narinas delas. Jamais pingue qualquer  nebulizador nasal nas narinas de sua ave. Nebulizadores nasais são prejudiciais ao ser humano, imagine   para uma ave delicada. Nebulizadores nasais criam dependência, desenvolvem rinite medicamentosa e contraem os vasos sanguíneos. Ao usá-los nas narinas eles contraem os vasos nasais e, ao mesmo tempo, contraem também os vasos do coração, pois eles entram na corrente sanguínea.

Se a ave está com catarro ralo e espumoso, nariz entupido  e espirros, não fique esperando para socorrê-la.  Consulte o veterinário.

 

Sinusite: Corrimento frequente das narinas. Os olhos podem ficar vermelhos semelhantes à conjuntivite, podendo apresentar inchaços e pus. A ave  não come, permanece com a cabeça embaixo das penas e pode até ir  para o fundo da gaiola. A respiração é difícil e a ave esfrega o bico no poleiro ou nas grades. Criadores costumam pingar nebulizador nasal à base de cortisona nas narinas do bichinho, porém, como disse acima, não pingue nebulizadores nasais em pássaros, principalmente, à base de cortisona que não é bem tolerado por aves. Além disto, pingar remédio nas narinas de sua ave, não vai resolver o problema. Só vai adiar ou piorar. Ponha a mão na consciência e não fique segurando o bolso. Leve seu amiguinho ao veterinário para que ele receba tratamento adequado e eficiente.

Primeiros socorros. Lave as narinas com água morna (morna... Não é quente para queimar) e leve, rapidamente ao veterinário.

 

Aerosaculite: Se sua ave apresenta respiração difícil, ruidosa  dando um tipo de  “silvos”, se não canta e perdeu a vivacidade ele pode estar com aerosaculite que é a inflamação dos sacos aéreos. Esta inflamação é provocada   por bactérias ou vírus. É necessário levá-la ao veterinário para o tratamento adequado.

 

Bronquite ou Traqueíte: São causadas por correntes de ar, mudanças bruscas de temperatura ou locais onde não há renovação de ar. Há perda de apetite, narinas obstruídas, bico aberto, catarro. A ave não canta e fica embolada. Separe-a das demais e procure ajuda com veterinário, imediatamente.

Ao longo do tempo você pode acostumá-la  a comer bálsamo que é um bom coadjuvante no tratamento de bronquite. Não deixe de buscar o veterinário com urgência. Uma ave com bronquite deve ser acudida IMEDIATAMENTE! Há  remédios homeopáticos que dão ótimos resultados.

 

Papilomatose: Acontece por causa das mudanças climáticas. Separe a ave das demais e coloque uma lâmpada para aquecê-la, com cuidado para o calor da lâmpada não queimá-la. A doença é fatal. É necessário limpar o nariz da ave, tirar a secreção, dar-lhe  vitamina C e procurar com urgência o veterinário, pois o agente etiológico dessa doença é a clamydia psittaci.  Não tente fazer tratamentos caseiros ou dar remédios indicados por curiosos. Haverá a necessidade de exame para  diagnóstico e receita do veterinário determinando o remédio, a dosagem e o tempo a ser ministrado. Esta doença é uma zoonose, por isto seja bem cuidadoso com a higiene após o manejo. Os sintomas serão: febre, prostação, coriza, tosse, cefaléia, problemas respiratórios das vias aéreas inferiores ou superiores.

 

Aspergilosis: Ataca mais as aves imonodeprimidas, em reprodução ou aves jovens. É doença causada por fungo e pode ser fatal. Sintomas: Dificuldade de respirar, respiração acelerada, mudança na voz, fezes anormais, regurgitação, perda de apetite,  diarréia, emagrecimento, secreção nasal, sonolência e lesão dos órgãos respiratórios. O veterinário deve ser procurado com urgência. O tratamento consiste em anti-fungísticos e imunoestimulantes.

 

Aspergilose Respiratória:  Causas:  parasito ou fungo de alimentos semi-deteriorados.  Os sintomas mostram que a ave   parece estar suada, as fezes esverdeadas, movimento de cauda ao respirar (uma espécio de “soquinho”-para cima e para baixo) e abrir e fechar do bico com muita freqüência. A respiração pode, em certos casos, ser bastante ruidosa.  O veterinário deve ser  procurado, rapidamente.

 

Asma:   Vamos lembrar que chamam de “asma” o que, na verdade, é bronquite. Para aves que têm “asma” deve-se evitar as causas que são:  Poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolas sujas, mudanças no clima, materiais de limpeza, perfumes e má renovação de ar.

Sintomas: Respiração difícil, acesso asmático freqüente e ofegante. Em casos muito graves os sintomas são imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos ou chiados.

O tratamento consiste em eliminar frio, vento, poeira, umidade e agentes causadores de alergia. Colocar a ave em gaiola aquecida, constantemente, com temperatura de 30 graus. Se você tem ave com “asma” e a ama, tenha em casa um inalador para acudí-la nas horas de crises. Fale com o veterinário para que ele indique o remédio a ser  colocado no inalador.  Ao fazer a inalação segure sua ave com as narinas dentro do bocal e lembre-se de proteger o corpinho dela com as mãos para que ela não pegue umidade e friagem.

 

Pneumonia: Causas: Queda repentina de temperatura, ambientes quentes com correntes de ar, banhos excessivos em dias frios.

A ave fica “embolada”,  coloca a cabeça sob as asas, a cauda acompanha o ritmo respiratório (tipo um soquinho para cima e para baixo), febre e asas caídas. Falta de vivacidade, e as penas ficam soltas, arrepiadas.

O tratamento é feito com antibióticos que devem ser receitados por veterinário.

 

Acaríase Respiratória:  Ataque do Stermostoma Tracheaculum nas  vias respiratórias. Causa respiração  difícil, ofegante, tosses, plumagem desalinhada, emagrecimento, abertura do bico sincronizado com movimentos respiratórios. A ave deve ser isolada e levada ao veterinário para prescrever antibióticos.  Conjuntamente com a medicação a gaiola ou viveiro deve ser desinfetada, diariamente, com solução que o veterinário também deve indicar.

 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Saude de calopsita



Os olhos das calopsitas devem ser vivos e brilhantes. Transmitir vida e energia. Quando for avaliar o estado de saúde de uma calopsita leve  em conta outros sintomas e fatores, no entanto não deixe de observar os olhos.

Sintomas de problemas: Piscadas frequentes, olhos fechados, vermelhidão, inchaço e secreção. Não pingue colírios nos olhos de sua ave sem o conhecimento de um veterinário experiente em aves, pois há muitos colírios que contêm cortisona que não é bom usar em aves. Deixe o diagnóstico a cargo do veterinário. O que você supõe ser uma conjuntivite pode não ser e, é bom lembrar, que há dois tipos de conjuntivite: Bacteriana (o veterinário irá prescrever remédio)  e Alérgica (o veterinário não irá prescrever remédios, pois esta conjuntivite é sazonal e sara sozinha). No caso desta conjuntivite os colírios à base de antibióticos só fazem piorar o que já está mal, portanto não medique seu pássaro sem conhecimento veterinário.



Muitas vezes a ave apresenta problemas nos olhos, no entanto a causa NÃO ESTÁ NOS OLHOS, ou seja: olhos vermelhos, lacrimejantes e inchados em aves NEM SEMPRE são sintomas de doenças oculares. Pode se tratar de males respiratórios, deficiência de vitamina A e até psitacose. Portanto, não tente ser o oftalmologista de seu amiguinho para não medicá-lo, erroneamente.

Teigne são manchas redondas ao redor das pálpebras, perto do bico ou ainda nos ouvidos com formação de escamas secas.  Para tratamento, consulte o veterinário.

 

Narinas: As narinas da ave devem estar abertas e desobstruídas. Se há coriza, é sinal de   doença respiratória. Clique na página de “Problemas Respiratórios” para ler mais. Se está entrando painço ou outros alimentos na narina de sua calopsita é porque ela está com catarro ou coriza.

 

O bico é imprescindível para a ave. Há doenças que podem afetá-lo, alterando  a cor, afetando o crescimento, fazendo surgir tumores ou deformação. As causas mais comuns são: falta de proteína, excesso de vitamina A e infecções bacterianas. E há ainda a quebra de bico.  Se a quebra não afeta  o modo de alimentação, não interfira, pois dentro de alguns dias o bico voltará ao normal. Quando a ave é jovem e sofre fratura no bico superior você pode envolver o bico com esparadrapo por 3 semanas para que ocorra a cicatrização. Costuma dar bom resultado. Se o bico quebrou mesmo, busque um veterinário, mas enquanto isto, alimente sua ave com pauzinho de picolé.

 

Pés e membros: O que afeta os pés das calopsitas? Inflamação Dos Membros: As causas são picadas de insetos ou inflamação intestinal ocasionada por deficiência alimentar. Os pés, asas, dorso e cabeça apresentam sinais de infecção, em forma de saliência ou tumor que, se extraído,  causa a morte. O tratamento deve ser feito com pomadas anti-inflamatórias (fale com o veterinário).

Artrite:  As causas são mudanças de temperatura,  locais úmidos e alimentação inadequada. Os sintomas são inchaço das articulações fazendo com que a ave fique no fundo da gaiola.  Para tratamento consulte o veterinário.

Crostas nos pés:  As causas são ataque de ácaros e falta de limpeza. Os sintomas são cascas que aparecem cobrindo os dedos e a canela da ave e que  paralisa os movimentos das patas podendo, inclusive, forçar e prender a anilha (caso exista), gerando um processo de gangrena nos pés. O tratamento consiste em manter a gaiola limpa  "amolecer" as placas com água morna  retirando-as com a ajuda de uma pomada  que deve ser friccionada, com cuidado, para evitar sangramento. Em seguida, passar pomada antibiótica e fungicida receitada pelo veterinário.

Pipocas das patas:  As causas são existência de agentes infecciosos no organismo da ave ou alimentação imprópria. Os sintomas são aparecimento de pipocas (bolinhas brancas) no bico, raramente nas asas e, principalmente, nas patas. Inchaço e formação de furúnculos e de cortes, também, nas patas.  O tratamento deverá ser feito com urgência.

 

Fraturas: Não tente consertar em casa.  Tenha compaixão e procure um  veterinário.

 

Vai cortar as unhas de sua calopsita? Tome cuidado, pois as aves têm uma veia dentro da unha. Antes de cortar certifique-se de ter ao lado o pó Hemostático (compra em pet shop). Se sangrar, coloque o pó e aperte a unha por alguns segundos (aperte, delicadamente). A maneira correta de cortar as unhas de uma ave é de cima para baixo na posição frontal. Cortar apenas 2 mm.  Normalmente a unha da calopsita tem um sinal, uma marquinha no local para corte, mas só as pessoas mais experientes sabem reconhecer tal sinal. Use  alicate de unhas e cuidado para não machucar  a ave. Peça para alguém segurá-la e cuide para que o pezinho esteja imóvel na hora do corte.

 

As penas de sua calopsita devem estar uniformes e mostrar aparência saudável. Faça com que ela sempre coma frutas, verduras e legumes para que as penas estejam sempre bonitas e saudáveis. Em épocas de trocas de penas você poderá dar a ela aminoácido. Peça a receita ao veterinário que ele indicará o que for mais adequado.  As trocas de penas acompanham as mudanças de luz, ou seja: Mudanças de estações do ano quando o período de exposição à luz muda e também quando o próprio dono altera os horários da ave dormir.  Quando as penas estão nascendo elas são envoltas numa espécie de canudinho. Este canudinho se chama “canhão”. hehehheeh Nome engraçado né? Pois é...  O canhão vai se desfazendo, a pena vai se abrindo e dali, do canhão sai uma substância parecida com caspa, mas... NÃO É CASPA! Trata-se de uma camada de queratina que protege o canhão. É normal e não pega no ser humano. As penas possuem também um pó fino. É normal e também não causa mal ao ser humano. Não tente lavar sua calopsita para retirar este pó ou as casquinhas da queratina, porque as aves precisam destes ingredientes.

 

Muda Francesa: calopsitas  raramente sofrem de  muda francesa.  Para detectar a   muda  francesa é necessário fazer o exame de CIRCOVIRUS.

 

A muda anormal de penas, fora de tempo, irregularidade na formação das penas ou quedas contínuas, pode ser em decorrência de mudanças bruscas de temperaturas, excesso de calor ou frio; local muito úmido ou muito seco; correntes de ar; mudança de alimentação; stress, baixa luminosidade durante o dia; excesso de luminosidade artificial. Identificada a causa, administrar boa farinhada enriquecida com vitaminas e minerais, diariamente.

 

Em caso de quebrar alguma pena e haver sangramento, preste atenção. Se  a pena quebrou logo abaixo  do bulbo o sangramento pode parar  depois de minutos, no entanto um sangramento que não pára com brevidade requer ação imediata porque: o pássaro pode perder apenas 10% de seu peso em sangue. Por exemplo: Uma calopsita pesa em média 90 gramas, portanto pode perder apenas 0,9 ml de sangue, ou seja: menos de 1 ml... Quase nada! Se a pena que quebrou insiste em sangrar, você tem que arrancá-la rápido. Peça ajuda a alguém. Se for na asa uma pessoa segura a ave, outra pessoa abre, cuidadosamente, a asa da ave, imobilizando a  musculatura para que ela não se machuque e, com um alicate (não serve pinça), puxa a pena bem na base com um único e vigoroso puxão. Depois lava com soro o local, verifica se o sangramento parou e, se for necessário ajudar na coagulação, pode-se usar pó de café ou açúcar. Normalmente, o sangramento pára depois de arrancada a pena.

 

Piolhos: São bem fáceis de ser exterminados. Opção 1: Inserir na alimentação, 10 dias no mês ESTIBION NEEM (seguir instruções da embalagem do produto que pode ser adquirido na página: www.estibion.com.br). O estibion, naturalmente, terminará com os piolhos e com prováveis vermes.

Opção 2:  Dilua uma colher de sopa (não muito cheia) de vinagre  em 1 litro de água e pulverize sua ave.

 

Ácaros: Vários tipo de ácaros podem atacar as aves. Não vou citar todos os nomes por não ver a necessidade, no entanto os sintomas são: Penas caídas, emagrecimento, perda de apetite, tosse e liberação de muco sanguinolento da traquéia.
Este ácaro também vive nos brônquios, traquéia, fígado, rins e coração das aves.
Pegue a ave e observe sua asa aberta contra a luz. É possível  perceber os ácaros como pequenos traços escuros entre as bárbulas.

Outro tipo de ácaro é o que ataca o corpo da ave. Ele causa sérios danos à criação e devido à quantidade de ácaros que infesta cada pássaro, levando-o, rapidamente, à anemia e, se não for combatido, pode causar a morte. Ele é chamado de vermelhinho e parasita, também, o homem.
Sintomas: Tristeza, mucosas pálidas, emudecimento; perda do apetite; a plumagem perde o brilho e as penas das asas e da cauda apresentam-se como se estivessem roídas.
Há  o ácaro que causa inflamação nas patas e bico. Depois as inflamações desaparecem e forma-se  um tecido esponjoso.
O ácaro das penas da cauda e asa das aves também deve ser combatido. Manuais que circulam pela internet aconselham a limpar as penas com álcool. NÃO FAÇA ISTO! O álcool é prejudicial à ave e danifica o sistema de proteção de penas dela. Procure um veterinário para que ele prescreva um acaricida correto. O ácaro do canhão   faz as  penas ficarem repletas de material seco e acumulado onde eles se encontram. As penas caem e pode haver inflamação. Eles atacam a base das penas, ocasionando a queda das mesmas, deixando a área onde estavam implantadas com aspecto crostoso. Este ácaro tem a cor castanho-escuro.
Os ácaros vermelhos,  parasitas que causam grandes problemas na reprodução, são os chamados piolhos vermelhinhos e só apresentam esta cor vermelha quando estão cheios de sangue, caso contrário, sua cor é pardo-acinzentada.

Sintomas: Estes ácaros durante o dia  escondem-se nas ranhuras dos poleiros, molas das portas e buracos na parede ou teto e ataca as aves à noite. Elas não param de se bicar tentando tirar os ácaros.

Se você desconfia que sua calopsita está com qualquer um dos ácaros citados, procure o veterinário para ministrar o melhor tratamento e que ofereça menor risco à sua ave.

Calopsita informações gerais

Amansando:  Calopsitas mansas são adoráveis, não são? Porém, antes de deixar sua calopsita bem mansa e bem manhosa, pense em  quão mansa você gostaria que ela ficasse, sem restringir a sua vida e sem causar problemas a ela mesma. Uma calopsita muito mansa pode te seguir pela casa por onde você for, criar transtornos durante as suas refeições e não querer se desalojar de seus ombros e de suas costas em momento algum. Preste atenção em quanto ela  fica na sua dependência. Tal dependência pode fazê-la  só querer comer quando você estiver por perto e, ao ficar alojada em seus  ombros, ela deixa de exercitar o físico. Não acostume mal sua ave para não ter futuras dores de cabeça. Pense nos momentos em quando você necessitar viajar, se ausentar, ou mesmo desejar ficar à vontade em sua casa.

Uma calopsita pode ser mansa e, ao mesmo tempo, independente. Ela come em seu viveiro, dorme em seu viveiro, explora a casa e tem seus momentos com você sem que isto se torne o ponto central da convivência.





Como deixar uma calopsita mansa: Você acabou de comprar uma calopsita e ela é arisca. Como fazer? Tenha em mente que, filhotes e machos são mais
fáceis de amansar. Fêmeas são mais ariscas. Os tipos “silvestres” são mais arredios e os tipos “lutinos”, os mais dóceis. Os tipos “arlequins” costumam ser brincalhões e o processo de “amansamento” é de médio a fácil




Dicas: A calopsita acabou de chegar em sua casa e não conhece ninguém. Não faça movimentos bruscos ao redor dela. Movimente vassouras e rodos com suavidade sem levantar muito o cabo. Eles se assustam com os cabos. Não abane tecidos perto deles, principalmente  as cores  marrom e abóbora. Como já foi dito, se você tem calopsitas, não deve ter cachorros e nem gatos. Se tiver, afaste-os deles.

Depois de 2 dias em sua casa, tempo para reconhecimento do ambiente, pegue fitinhas de cetim, faça nós nas extremidades para não desfiar e amarre-as  nas grades da gaiola ou viveiro. Use cores variadas. O balançar das fitas vai ajudar a ave a se acostumar  com o movimento de suas mãos. Quando for pegar algo dentro da gaiola (comedouros, água, etc.) coloque a mão com cuidado e devagar. Muito bem, a calopsita agora está mais tranquila, então é hora de começar a amansá-la. Para amansá-la você precisa criar nela, confiança em você. Fazer com que ela sinta que você faz parte do bando dela.

 

Você precisa criar RAPPORT em sua calopsita. Ooops! O que é Rapport? Tranquilizem-se! Não é nada de comer. Rapport na linguagem da psicologia quer dizer: Confiança, harmonia e isso é fundamental para o sucesso nos relacionamentos humanos/humanos e também nos relacionamentos humanos/animais. Como criar Rapport?  Rapport é você acompanhar o outro de forma que ele sinta que você está o está enxergando, percebendo. Como fazer?  Você precisa se relacionar com o outro da mesma forma com a qual ele se relaciona com o resto do mundo. Ver o mundo pelos olhos dele. Humanos e animais gostam de coisas e pessoas que se pareçam com eles e, quando estabelecemos Rapport, tornamos-nos tão parecidos com o outro que ele passa a confiar na nossa imagem, ou seja, na imagem dele mesmo. Entenderam?  Imite, iguale, espelhe o comportamento de sua calopsita. Tente imitar os assobios dela. Quando ela abrir as asas, abra seus braços como se fosse voar. Espreguice-se com ela, acompanhe-a no que ela faz e, logo, ela estará seguindo você, porque você é do seu bando. Paralelamente, comece a segurar algo de comer para ela vir buscar na sua mão e chame-a mostrando o dedo indicador pedindo para coçar a cabecinha dela. Lembre-se sempre de usar um tom de voz amigo, confidente, cúmplice e morno. Aos poucos, ofereça os dedos para ela subir, depois as costas da mão e, por fim, o ombro. Lembre-se ainda que, você é o espelho dela e ela acompanhará parte de sua personalidade. Aproveite para se tornar alguém mais doce, mais feliz e cada vez mais aberto e confiante para a vida.

 

Dicas do Dr. Shimaoka para amansar: O Dr. Shimaoka além de veterinário cria pássaros e, por isto, ele  sabe coisas  extras sobre elas, pois devemos concordar que, a convivência nos ensina muito. Então... Aqui vai a dica dele para amansar seu  bichinho de penas: Segure a ave com a mão esquerda e a cabeça da  ave voltada para seu peito. Cubra-a com a mão direita e espere alguns minutinhos até que ela se acalme. Acalmou? Comece  a deslizar, suavemente, a mão pelo corpinho dela com carinho. Quando conseguir fazer isto sem causar resistência nela vá deslizando a mão de cima para baixo... de baixo para cima, para a cabeça... Até conseguir acariciá-la normalmente. Neste ponto vá deixando-a livre na sua mão  e comece a retirar  de baixo dela o dedo indicador  fazendo com que ela suba no seu dedo médio até ela  empoleirar. Hehehehehe... Seu amiguinho está pronto para ser coçado todos os dias, mas agora... por favor,  não se esqueça de corresponder,  diariamente às necessidade de carinho dele, ok?

 

Ensinando a Falar: Se a sua calopsita for macho e for sozinho com você, ou seja, se você não tiver outra calopsita na casa, provavelmente, ele vai aprender a falar. Por que? Porque quando eles convivem sozinhos (sem outra calopsita) com o dono eles  assumem o dono como sendo do bando deles e passam a imitar o que o dono faz. Se na casa tiver várias pessoas ele vai escolher de quem gosta mais, com quem tem mais identidade e vai passar a imitar o que esta pessoa ensinar. Comece ensinando uma palavra mais simples. O melhor período é pela manhã. Converse com ele, adule e repita palavra que deseja ensinar não se preocupando QUANDO ele vai falar.  O importante é que ele sinta COMUNICAÇÃO entre vocês e que ele tenha vontade de imitá-lo. Lembre-se  que  só imitamos a quem admiramos e as calopsitas não são diferentes. Faça com que ela te admire e goste de você  para que ela queira se esforçar e aprender a falar. Não desista nos primeiros dias. É preciso paciência e treino.

 

Desejos sexuais: Sua calopsita  está mansa, mas agora tem desejos. Não foi por causa da revista Play boy e nem das cenas de sexo dos filmes, mas... Ela descobriu a sua mão! Você criou Rapport na sua ave, não foi? Pois bem, agora não a desaponte! Se for macho ele vai querer se esfregar na sua mão. Permita. Ele escolheu você como parceiro (a) integral. Se for fêmea ela vai gemer, se abaixar  piando. Seja gentil. Coloque a mão em forma de concha sobre ela e faça, suaves movimentos, como se estivesse galando a bichinha. É só um segundinho. Ela vai ficar feliz.

 

Fuga: Sua calopsita fugiu? Não desista dela! Coloque faixas e cartazes pela região. Se a encontrar e ela estiver a alcance médio (por exemplo: em galho de árvore), você pode tentar pegá-la com rede ou puçá e pode tentar também: Molhe-a com esquiço de mangueira (jato fraco, pois o jato forte pode machucar, seriamente, sua ave). Com as penas molhadas ela vai ter dificuldade de voar e aí você pode conseguir pegá-la.  Depois é necessário secá-la e aquecê-la para que ela não pegue gripe.

Tome sempre  cuidado com janelas e portas abertas. Se você tem ave solta dentro de casa coloque telas. É o método mais seguro.

 

Você vai VIAJAR e pretende levar sua calopsita? Há necessidade de tomar providências antes. Se a viagem for de carro ou de avião, não importa! Há necessidade de tirar GTA para evitar problemas com polícia florestal e fiscalizações.

 

Viagem por AVIÃO:

1. Marcar  a data  da viagem e providenciar  a GTA (Guia de Transporte Animal)  através do Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura.  A GTA também pode ser feita  através de veterinário ou clínica credenciados.  A GTA é válida por 3 dias, por isto, confirme ANTES  a data da viagem. Se a viagem for internacional é necessário  o Certificado Zoosanitário nternacional (CZI)  que é emitido pelos postos do Ministério da Agricultura localizados nos aeroportos internacionais.  A CZI é gratuíta e o  telefone para informações é:  11.3251-0400.

 

2.          Os pássaros são colocados em caixas de transporte adequadas.  Não é permitido      despachá-los     em gaiolas de forma alguma.

 

3. É preciso entrar em contato com a empresa aérea,  fazer a reserva do transporte,     informar o peso da ave e a dimensão da caixa de transporte.

 

Você vai viajar de ÔNIBUS?

As empresas aceitam  animais de pequeno porte. É só apresentar a GTA.

 

Você vai  viajar de CARRO?

Mesmo assim leve a GTA porque a Polícia Florestal pode criar problema. Se a sua calopsita está habituada a viajar em gaiola, tudo bem, porém se ela  ainda não está habituada, é melhor você  colocá-la em uma caixa para evitar que ela se machuque. Não vá se esquecer de fazer furinhos na caixa para ela respirar, ok? Se a viagem for de dia e o sol estiver quente é melhor você pensar em alternativas, pois o calor dentro do carro pode criar sérios problemas  em sua ave. Muitos donos estão habituados a viajarem com suas calôs em gaiolas e até mesmo soltas dentro do carro, mas cuidado porque:

Na gaiola: uma freada mais brusca pode fazê-la cair do poleiro e se machucar.

Solta: Alguém pode se esquecer e abrir janelas.

 

Então agora que está tudo providenciado.... Boa viagem!