aves e cia

Seguidores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Beija - flor

Trochiliformes é uma ordem de aves que inclui apenas a família Trochilidae e respectivos 108 gêneros, onde se classificam as 322 espécies conhecidas de beija-flor, colibri ou cuitelo . No Brasil, alguns gêneros recebem outros nomes, como os rabos-brancos do gênero Phaethornis, ou os bicos-retos, do gênero Heliomaster. No antigo sistema classificativo, a família Trochilidae integrava a ordem Apodiformes, juntamente com os andorinhões. Entre as características distintivas do grupo contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, 8 pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, plumagem iridescente e uma língua extensível e bifurcada.
O grupo é originário das Américas e ocorre desde o Alasca a Norte à Terra do Fogo, no extremo Sul do continente, numa grande variedade de habitats. A maioria das espécies é tropical a subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS. A maior biodiversidade do grupo encontra-se no Brasil e Equador que contam cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectariniidae (Passeriformes).

tucano

São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.
Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como largarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA.[1] A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho a alimenta. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias.
O Tucano-toco (Ramphastos toco) ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Periquitos

 Origem

Data de 1840 a introdução de periquitos australianos na Europa (Inglaterra) pelo famoso naturalista Gould. Esta espécie de pássaros é muito conhecida por Budgerigar, que deriva da língua aborígene australianas, que significa "Pássaro Bonito".
No estado selvagem os periquitos habitam vastas regiões de paisagens naturais, especialmente na Austrália. A cor predominante é o verde claro. No entanto existem diversas variedades, tais como amarelos, azuis, opalinos de cor canela, verde escuro, de olhos vermelhos, brancos, cinzentos, entre outras. Mas estas variedades têm vindo a ser introduzidas na Europa ao longo dos anos. No ano de 1910 foi exibida pela primeira vez em Inglaterra, na exposição do Palácio de Cristal (em Londres) a espécie de periquitos azuis. Devido à beleza encantadora, foram inúmeros os criadores que procuraram obter diversas variedades de periquitos azuis. Resultaram os periquitos azuis claros, azuis cobalto. 


 Já na segunda metade do século XX, surgiram o verde-maçã, verde loureiro e o violeta. Toda esta variedade resulta de cruzamentos entre as espécies, para além de mutações nas raças. Mais recentemente, a ambiação dos criadores é prefazerem os mais variados padrões de cores nos periquitos. É o caso dos periquitos australianos opalinos, onde a espécie apresenta diferentes padrões nas asas e na cauda. Também os periquitos de asas claras (brancas ou amarelas) com um peito de cores garridas, para além do grupo azul de face amarela e as espécies malhadas.
Qualquer espécie de periquito pode ser domesticada. Algumas espécies chegam mesmo a imitar a voz humana, quando treinados desde a sua infância. Mas a capacidades destas aves não termina por aqui! São capazes de muitas habilidades, para além da excelente companhia que proporcionam. Os machos apresentam uma maior facilidade na aprendizagem.
Há que ter o devido cuidado com estes animais, pois têm tendência de contrair constipações que podem ser fatais se não forem tratadas devidamente. Principalmente quando expostos a correntes de ar ou em ambientes muito húmidos. O calor tem efeito muito benéfico nestas situações (no entanto não devem ser expostos ao sol, principalmente nos dias de muito calor), sendo suficiente em grande parte das situações e ficam curados em poucos dias. A esperança média de vida deste espécie de pássaros ronda os 8 ou 9 anos, mas pode chegar aos 20 anos! Ao longo da

 Dicas sobre a alimentação

  • A alimentação de pássaros em gaiola deverá ser menos rica do que a dos periquitos de aviário
     
  • Uma boa alimentação consiste numa mistura de comida para canário, milho alvo, alpiste, aveia pelada, pãozinho de daimiel
     
  • Verduras frescas, tais como alface, folhas de olho da couve, cenoura, maçã, banana, etc., mas em quantidades moderadas
     
  • Para periquitos novos a alimentação deve ser enriquecida com aveia descascada
     
  • Fornecer vitaminas à base de produtos de panificação, cereais, extractos de proteínas vegetais, leveduras, ovo, óleos e gorduras, mel, minerais
     
  • Outro elemento importante é o osso de choco, uma fonte rica em cálcio
     
  • Água fresca e limpa, renovada diariamente, não só para beberem, mas também para chapinharem, especialmente no Verão
     
 

 Reprodução

  • Na época de reprodução devem estar saudáveis, que é visível quando a membrana que cobre a parte superior do bico dos machos estiver num azul forte (excepto nos periquitos de olhos vermelhos e nos malhados, devendo apresentar um tom púrpura suave); para as fêmeas deve ser uma cor de chocolate e bastante áspera
     
  • A melhor altura é entre o mês de Fevereiro e o mês de Abril, embora dependa muito da área geográfica
     
  • Para fazer criação, é necessário uma caixa para ninho, com uma dimensão de aproximadamente 20x8x20 cm com apenas um orifício, por onde entram e saem; convém que o fundo seja concavo e amovível
     
  • O período de incubação varia entre duas e três semanas, com uma média de 5 ovos por ninhada
     
 

 Doenças

  • No caso de patas ou asas partidas, mesmo que sejam apenas indícios, o periquito deve ser transportado de imediato ao veterinário
     
  • Caso apresentem sintomas tais como: espirros ou ficarem encolhidos na gaiola, é porque estão constipados; nesta situação devem ser mudados para uma gaiola mais pequena, num quarto aquecido (depois de melhorarem não devem ser transferidos de imediato para a temperatura ambiente, para que não tenham recaídas)
     
  • No caso de feridas, especialmente resultantes de brincadeiras, brigas ou dos arames das gaiolas, o golpe deve ser desinfectado com um anti-séptico apropriado e o periquito deve ser mantido em sossego de forma a sarar rapidamente
     
  • Dado que os periquitos tomam banho com pouca frequência, convém pulverizá-los com água proveniente da chuva ou com água da torneira que tenha sido previamente fervida
     
 

 Domesticar os periquitos

  • O primeiro factor a ter em conta é procurar conquistar a confiança do pássaro, lenta e pacientemente: nunca usar de movimentos bruscos, evitar tocar no periquito enquanto este não tiver confiança no dono, oferecer comida, etc.
     
  • Devem ser ensinados desde muito cedo, duas semanas depois de terem saído do ninho, especialmente para aprenderem a falar (não quer isto dizer que não possam ser domesticados em qualquer idade, apenas reduzem a probabilidade de aprenderem a falar)
     
  • As senhoras (especialmente raparigas) apresentam ser as melhores candidatas a ensinarem, visto que a voz feminina é normalmente mais aguda (com frequências mais próximas dos sons dos periquitos); mas os homens não estão de fora!
     
  • As primeiras palavras usadas devem ser monossilábicas
     
  • Numa fase mais posterior, se estiver a domesticar dentro de casa, deve oferecer liberdade, deixando-o sair da gaiola, para que este possa espairecer as asas (verificar se as portas e janelas estão fechadas);
     
  • Convém ensinar os periquitos a entrarem e saírem da gaiola quanto antes
     
  • Ofereça brinquedos, desde baloiços, sinos pequeninos, argolas, escadas e especialmente espelhos
     

Aves Cuturais

Vida de calopisitas

Amansar uma calopsita arisca é uma tarefa que exige total dedicação, paciência e disponibilidade de tempo, para que se conquiste a sua confiança.
O contato deve ser feito aos poucos, sem exigir que a ave fique à vontade com você, ao seu lado, em pouco tempo. 
O melhor método é atrair a ave com comida na mão, fazê-la sair da gaiola por sua vontade, estressá-la o mínimo possível.
Soltar a ave dentro de casa com asas não cortadas é muito perigoso, pois ela pode se machucar batendo nas paredes, e causando algum acidente (torção nas patas, quebra de bico, etc.)
Recomendamos que, depois de a ave estar acostumada ao novo ambiente, levá-la a um veterinário especializado em aves ou a um criador experiente , para que as duas asas sejam aparadas, de forma que ela consiga voar, mas não alcance vôo.  Dessa forma, você poderá deixá-la andar pela casa, e esse contato próximo pode deixá-la mais à vontade com você.
A calopsitas pode vir a se tornar extremamente mansa, como pode não aceitar muito o contato físico (subir no dedo, aceitar que seja feito carinho no pescoço, etc.), mas ficará mais próxima do que antes.
Tenha calma e tranquilidade nessa fase, sempre com movimentos lentos, dirigindo-se à ave com as mãos fechadas, nunca mostrando os dedos, porque a calopsita não compreende que sua mão representa você, e sim um ser estranho.
Se quiser mais dicas, associe-se ao GRUPO CALOPSITAS, nos arquivos do grupo há depoimentos de como os associados conseguiram amansar suas calopsitas anteriormente ariscas.

Remedios

Problemas Oculares - Um dos problemas mais comuns com relação às Calopsitas tem a ver com irritações ou inflamações oculares, utilizarTerramicina Oftálmica©, Gentamicina©, Tobrex© (Tobramicina) ou Diamotil-B© (preferencialmente em pomada, não líquido. Falta de Cálcio - Problemas nos ossos - Pernas fracas utilizar Avitrin Cálcio© ou Aderogil-D© diretamente no bico da ave. As Inflamações deve-se utilizar pomada Quadriderm Veterinária©. Ave estressada, nervosa utilize Dextrose ( Dextrosol© ), também conhecido como açúcar de milho. Vermes devem ser tratados com Avitrin Vermífugo©. Os Piolhos utilize Piolhaves© ou o Bolfo©, da Bayer©, praticamente todos são um talco que é aplicado diretamente nas aves. Espirros constantes utilize Sorine© ou Gasarone© diretamente nas narinas da ave.

GAIOLAS


Calopsitas podem ser criadas em gaiolões de 1,0 X 0,5 X 05 metros para um casal. Pode ser colocado um ninho de madeira do lado de fora (com um tamanho aproximado de 20 X 20 cm de frente com entrada redonda e 35 cm de comprimento). Os gaiolões devem ser preferencialmente retangulares de arame (nunca de madeira - as calopsitas adoram roer madeira). Viveiros podem ser criados tendo como padrão o tamanho de 3 X 1 X 2 metros para um casal.


Não nos devemos esquecer da higiene necessária ao ambiente em que as aves irão ficar. Devemos regularmente desinfetar gaiolas, ninhos, bebedouros, comedouros, tudo que se refere às aves. Não utilizar jornais nas forragens em gaiolas.

Reprodução

Reprodução

A reprodução das Calopsitas é um dos momentos mais fantásticos que existem, e aqui nesta página vamos falar do comportamento das Calopsitas nesta época e o que é necessário para que o acasalamento ocorra em cativeiro.
Em seu Habitat natural, elas se reproduzem na época das chuvas, quando os alimentos são mais abundantes e o ninho é normalmente feito em buracos já existentes nas árvores, geralmente em eucaliptos próximos a água. Em cativeiro, reproduz o ano todo (principalmente na primavera e verão).
As Calopsitas são aves monogâmicas e estão aptas a reprodução a partir de um ano de idade, apesar de existirem criadores que só recomendem a reprodução após 18 meses de vida.
Um ponto fascinante, é o fato da Calopsita ser uma ótima mãe, nunca rejeita chocar os ovos ou cuidar dos filhotes, nunca transfere ao dono parte das tarefas da maternidade, como acontece com muitos pássaros de cativeiro, muito pelo contrário, são extremamente cuidadosas, ao ponto de ficarem muito agitadas na gaiola caso percebam que tem pouca comida nos potes, pensam que faltará comida aos filhotes e querem sair para procurar, por isso é muito importante que nesta época os potes estejam sempre cheios, pois a ave fica mais tranquila. E o fato da Calopsita adorar ser mãe, faz com que seja extremamente fácil conseguir a reprodução em cativeiro, inclusive em viveiros que existam outras espécies, apesar de que com apenas o casal no ambiente é muito mais simples e portanto, mais recomendado.
Os sinais de que suas Calopsitas estão próximas da reprodução são muito claros: cantam mais, estragam objetos, ficam agressivas, e o macho começa a procurar materiais para confecção do ninho.

Alimentação

A alimentação das Calopsitas deve ser bem observada, sobretudo em época de posturas. Constituem de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol miúdo. Deixar nos alimentadores para ser consumido conforme necessidade da ave. Atualmente se encontram alimentos prontos a granel (por quilo) ou em pacotes fechados, de diversas marcas


Também existem alimentos extrusados preparados especialmente para as épocas de reprodução, muda e estresse das aves. Note que nem todas as aves aceitam prontamente alimentos extrusados devendo ser misturada à ração normal.

ORIGEM

Originária da Austrália, é um psitacídeo da família das Cacatuas. A variedade original, encontrada na natureza, tem o corpo cinza com as bordas das asas brancas. A crista do macho é amarela sobre uma cabeça amarela e, na fêmea, cinza amarelado com a cabeça cinza. Ambos têm as "bochechas" formadas por uma mancha vermelha, circular, em cada lateral da cara, de tom mais suave na fêmea. A cauda é totalmente negra no macho e na fêmea intercala negro com amarelo na parte de baixo.
Descrita cientificamente pela primeira vez em 1792, a Calopsita começou a fazer parte dos aviários europeus apenas em 1884 e teve maior expansão a partir de 1949 com o surgimento da primeira mutação, a arlequim, na Califórni

sobre as calopsitas

Com sua beleza exótica destacada pela crista ereta, a Calopsita ornamenta o ambiente onde está. Torna-se 

        ainda mais atraente por seu tamanho médio, de cerca de 30 cm, e grande variedade de cores. Permite

 compor viveiros com diversidade de espécies, uma característica restrita à minoria das aves, aceitando com o 

seu temperamento pacífico também o convívio com pássaros de menor porte. Vive em média 20 anos.

Como amansar as calopisitas



Amansar calopsitas é relativamente fácil,mas é um atividade que requer muita dedicação.


Todo dia, ao acordar de carinho nela, fale com ela, mostre afeto. Talvez ela fique com medo e possivelmente irar avançar em você. Se acontecer isso pare e faça isso em qualquer outra hora do dia


Uma coisa que funciona é colocar ela no seu ombro, talvez ela fique.
Se sim começa a falar com ela. Elas gostam disso.


Uma coisa legal, é colocar comida na sua mão para ela pegar, assim ela írar ganhar confiança.

Se sua Calopsita morre de medo de você, e nem subir em seu dedo sobre, uma forma é se aproximar da gaiola. E falar/cantar com ela.
Talvez ela começa a cantar com você. Se ela ficar com confiança, tente agrada-la.

Esses são os métodos para uma Calopsita ficar mansa.

dicas para compra de calopsitas

  1. para vc saber se esta comprando a calopsita serta presisa ver o bumbum dela se estiver com feses ela ta com diarreia 
  2. se os solhos dela tiver vermelho ela deve estar com alguma doença
  3. e observe o lugar onde comprou e ve se o dono cuidou bem dela 
  4. escolha as mais rolicinhas e tambem com os olhos brilhantes
  5. e para saber se é macho a cara é amarela